TREINAMENTO DE PARTITURAS COM ELEMENTOS: CADEIRAS

Escrito por Martha Ribeiro. Publicado em cadernos

 vps cadeira

Seguindo nosso treinamento dos interpretes, a partir da sensibilização espaço-temporal - ou VPs de tempo e espaço -, introduzimos como elemento dinâmico aos exercícios, CADEIRAS.

O elemento CADEIRA irá nos acompanhar durante todo o percurso da pesquisa, pois será o elemento principal de composição espacial das experimentações dramaturgicas pirandellianas.

TREINANDO OS PERFORMERS

Escrito por Martha Ribeiro. Publicado em cadernos

 trabalho1

Nessa primeira semana do projeto não iremos falar ainda de Pirandello. Nos concentramos em treinar os atuantes para que possam despir de seu corpo cotidiano enfrentando o espaço vazio da sala de ensaio, esvaziando sua mente de ideias pré-concebidas, permitindo que o movimento do corpo no tempo e no espaço, revele o instante presente.

SISTEMA DE VIEWPOINTS

Escrito por Ursula Bahiense. Publicado em cadernos

site 4

É A PARTIR DO MOVIMENTO DO CORPO DO PERFORMER, NA SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO E O TEMPO, QUE O PROJETO PIRANDELLO CONTEMPORÂNEO REALIZA SEUS LABORATÓRIOS PRÁTICOS. AQUI UMA PEQUENA INTRODUÇÃO AO MÉTODO PARA SER ESTUDADA E MULTIPLICADA. 

CADERNOS DE DIREÇÃO

Escrito por Martha Ribeiro. Publicado em cadernos

CADERNOS DE DIREÇÃO) <!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->

1ª Semana
 

O mergulho na dramaturgia de Pirandello a partir da linguagem contemporânea pode parecer à primeira vista um paradoxo, já que o autor está vinculado a um horizonte de composição dramática no qual o personagem possui uma força extraordinária; e no caso de Pirandello observa-se um radical desejo de eliminação do ator para a autorrepresentação do personagem, única saída para se preservar a vida da poesia dramática (embora o autor seja consciente sobre a impossibilidade de tal desejo; daí o drama dos “Seis personagens a procura do autor”).